By Scraps Gospel ®

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A LIÇÃO DA BORBOLETA

Um dia, uma pequena abertura apareceu no casulo, e o homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.
Então ela parou de fazer qualquer progresso. Parecia que ela já avançara o mais que podia, e não conseguia ir mais longe. O homem decidiu ajudar a borboleta: pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo.
A borboleta saiu facilmente, mas seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo.
Mas nada aconteceu, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado, e o esforço necessário a borboleta para passar através da pequena abertura, eram o modo com que Deus fazia com que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas tornando-a pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo...
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não seríamos tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.
Eu pedi Força.... e Deus me deu Dificuldades para me fazer forte.
Eu pedi Sabedoria... e Deus me deu Problemas para resolver.
Eu pedi Prosperidade... e Deus me deu Cérebro e Músculos para trabalhar.
Eu pedi Coragem... e Deus me deu Perigo para superar.
Eu pedi Amor... e Deus me deu pessoas com Problemas para ajudar.
Eu pedi Favores... e Deus me deu oportunidades.
Eu não recebi nada que pedi... Mas eu recebi tudo de que precisava

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Quem pode agradar a DEUS?


"Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada;
mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus".
Eclesiastes 2:26

Como filhos de Deus, sabemos que de nada serve acumular riquezas na terra, buscar sabedoria longe do Senhor e das Escrituras, viver ansioso e preocupado com o dia de amanhã, enquanto nada podemos fazer ou prever sobre ele, enfim...

Neste trecho, a Palavra diz claramente que "o ímpio amontoa para abençoar aquele que agrada a Deus". Isso reforça novamente que o filho de Deus não precisa viver preocupado, ansioso, nem correndo atrás de prazeres e bençãos, já que isso só pode vir do próprio Deus, gratuitamente, pelo seu infinito amor e misericórdia por nós.

Buscando na fontes erradas, o homem perde tempo, se destrói, e alcança a morte. A verdadeira sabedoria e o verdadeiro prazer vem do Senhor, só Ele pode dar.

Somente pela ação do Espírito Santo em nós podemos sentir a alegria real, a paz completa e nos sentirmos seguros e confiantes. Através da nossa fé a ansiedade vai embora e experimentamos aquilo que só Deus pode oferecer: o verdadeiro prazer - um presente do Pai aos que lhe agradam.

E quem pode agradar a Deus? Segundo a Bíblia, aqueles que se entregaram sinceramente a Jesus e o servem de todo o coração. Somos pecadores sim, mas estamos em constante aperfeiçoamento, buscando melhorar para alcançar aquele que é perfeito, santo e imutável.

Tome decisões e atitudes corretas hoje. Apresente-se diante do Senhor de maneira que o agrade. Ore pedindo a aprovação de Deus, busque a santificação.

E que o Senhor se agrade de nós a cada dia!

terça-feira, 6 de julho de 2010

A BEIRA DO CAMINHO




E depois foram para Jericó. Quando Ele Saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão. Bartimeu, cego e mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho. Marcos 10.46

O texto do evangelho de Marcos capítulo 10, narra a historia de mais um dos milagres de Jesus, mas o que nos impulsiona a refletir sobre essa passagem, é o fato de que alguém além de receber sua vitória, ou seja, uma cura como foi o caso desse cego chamado Bartimeu. Traz-nos algumas lições que podemos apresentar; como fé, determinação, persistência e esperança.
Fazendo a diferença, Bartimeu, era mais um dos variados cegos que existiam na época de Jesus, e mendigava a beira do caminho. Assim como os demais, Bartimeu era um homem marcado por sua deficiência, que carregava sobre si, além da capa, a limitação. Apesar da similaridade com os demais, Bartimeu foi um dos poucos cegos que se tornou biblicamente conhecido. Isto porque um dia teve um encontro com Jesus, que transformou a historia de sua vida. Apesar da multidão que o repreendia, persistiu, rompeu os empecilhos, que bloqueavam a sua benção. Sua certeza foi um exemplo de fé, como já mencionamos. Todos os únicos bens relatados que ele possuía era uma capa. No entanto, observamos no decorrer do texto, que ele lançando de si sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus. Observe que ele ao ouvir que Jesus passava por ali se pôs a clamar,
Analisando as atitudes desse homem, me leva a entender que ele apesar de pobre, deficiente visual, ele ouvira falar de Jesus, acerca dos milagres que Jesus realizava com seu poder. Observe que Bartimeu soube priorizar a oportunidade, com que estava se deparando, como se fosse à única da sua vida, quem sabe? Um homem de decisão é isso que o Senhor espera de nós, no nosso cotidiano, ou seja, Ele espera que ao ouvir a sua palavra, sejamos rápidos e oportunos, como se não houvesse amanhã. Outro fato importante, Bartimeu, já que não podia ver, utilizou mais um recurso para obter resultado sobre o seu desejo de chamar atenção do Senhor, ou seja, podia falar, clamar por ajuda, nem tudo estava perdido, a esperança estava passando por ali. Clamando em alta voz, como narra em algumas versões da bíblia. Imagine ele naquela situação, carente como os demais daquela multidão que acompanhava Jesus, clamando e sendo repreendido por aquelas pessoas, Bartimeu representa os que crêem sem ver. Em relação à multidão, muitos enfermos e muitos especuladores estavam presentes naquele local, mas o seu clamor, a sua certeza e confiança que Jesus ia lhe ouvir e lhe atender a sua necessidade. Conforme (Mc 10.49), está escrito que Jesus parou e disse: Chamai-o. Chamaram o cego, dizendo-lhe: tende bom ânimo; levanta-te, Ele te chama. Essas expressões significavam dizer, Bartimeu, você conseguiu, Ele lhe deu atenção, quando ninguém lhe olhava, quando todos lhes repreendiam. A bíblia diz que Ele parou. Caro leitor, Jesus parou para um pedinte, um deficiente, ou seja, como a sociedade capitalista e egocêntrica ver, um ninguém (uma pessoa que não tem valor). Ele não nos vê assim, Ele ouve o nosso grito de socorro, de dor, de desespero. Ele ouve o nosso brado de desejo de liberdade, a nossa alma clamando por um milagre, uma mudança, um acontecimento diferente. Lemos em (Mt 11.28), um convite aos que estão cansados e sobrecarregados, encontramos alívio e descanso para nossas almas nas palavras de Jesus. No entanto, é obvio que Bartimeu, não possuía bens, apenas uma singela capa, capa essa que dava direito aos mendigos para pedir esmolas, capa que lhe protegia do frio da noite, do sol durante o dia, que lhe servia de colchonete para seu descanso, capa que lhe destacava como um pedinte diferente a porta de Jericó, pois na verdade as pessoas não se interessavam em saber seu nome.
Era mais um anônimo que procuravam chegar-se até Jesus, mas não fisicamente e sim pela fé, no que ouvira de Jesus, pois a fé vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus (Rm 10.17). Então se desprendeu de sua capa lançando de si, e foi ter com Jesus, sendo preciso em sua resposta ao que o mestre lhe perguntou, respondendo-lhe; que eu torne a ver. Observe que ele outrora já havia enxergado. Ou seja, possuía sua visão perfeita, Conforme pesquisas, nos fornecem algumas informações sobre a historia narrada que justificam a referência forte paterna. Timeu foi um general, que servia a Israel no destacamento de Betel, e que ao aposentar-se se tornou um homem bem sucedido na região. Quando o domínio do império romano aconteceu, seus bens foram confiscados, o saldo da aposentadoria cortado. Então Timeu, tornou-se um revoltoso. Liderou várias sedições e que se moviam na direção de desestabilizar o governo romano na região. Identificado pelo império romano como uma pessoa perigosa aos seus objetivos, Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa das suas sedições. Por sua vez, mandaram arrancar os olhos de Bartimeu após a morte de seu pai, para evitar que se tornasse um revoltoso ainda mais perigoso do que foi seu pai.
A expressão tornar a ver, também representa-nos os que já creram e agora já não crêem mais. Algo bloqueou a sua visão, de tal forma que ao ouvirem alguém falar acerca da salvação, da misericórdia e dos milagres de Deus, eles não se mobilizam, continuam inertes em suas atitudes e decisões. Permanecem à beira do caminho, embora não consigam mais visualizar a salvação para sua vida, também não conseguem clamar por socorro, pedir ajuda demonstrar fé.
Não diferente daquela época, hoje existem muitos que mendigam à beira do caminho. Talvez não usem capas e não sejam cegos fisicamente, como era Bartimeu, mas vivem a beira do caminho. Não necessariamente do caminho das ruas e avenidas, mas do caminho de Deus. Muitos conhecem a palavra, freqüentam alguns cultos, simpatizam com os louvores e até se intitulam cristãos, porém, na verdade, estão apenas a beira do caminho. “Na beira da verdade”. Na beira da vontade de Deus para suas vidas. Esses, não entrarão no caminho de fato, isto é, não assumiram verdadeiramente um compromisso com Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida, e não deixaram a “velha estrada”, mas permanecem apenas na beira, observando pessoas se convertendo, sendo abençoadas, crescendo na fé, sendo enviadas, enfim, sendo trabalhadas por Deus, porém sem testemunhar nenhum acontecimento muito diferente em suas próprias vidas. Tais pessoas, que apenas estão na beira do caminho, precisam urgentemente, assim como Bartimeu, de um encontro real com Cristo. Para essas pessoas, não basta apenas ouvir falar de Cristo ou observa-lo de longe, mas necessitam de um encontro. Um encontro tão verdadeiro, que seja capaz de mudá-los, assim como Bartimeu foi mudado. Bartimeu teve sua vida transformada, porém isso só aconteceu porque ele reconheceu a grandeza do Senhor e clamou com toda sua alma “Jesus, filho de Davi, tenha compaixão de mim”, e Jesus não lhe negou o socorro. Da mesma maneira, quando reconhecemos diante de Deus sua grandeza, bem como as nossas fraquezas e necessidades, Ele nos ouve e ajuda conforme a grandeza de sua misericórdia. Deus quer mais do que fazer-nos freqüentadores de cultos ou filhos de crentes, Ele quer nos tornar seus filhos íntimos. O Senhor não quer que vivamos a sombra do ministério de alguém ou dos sonhos que não são nossos, mas Ele quer que vivamos os nossos próprios sonhos e nosso próprio chamado, conforme Ele já designou para nós. Quem fica a beira do caminho não vai a lugar nenhum, fica estático e apenas observa os acontecimentos na vida alheia. Quem está à beira do caminho não pode desfrutar das bênçãos de estar “no caminho”... Deus quer que vivamos “no caminho”. E que passemos de expectadores a participantes da graça, ao contrário de estarmos parados, prossigamos rumo aos céus, que Ele carinhosamente preparou para os que perseverarem no caminho até o fim.
“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.” Isaías 30.21

Autor : Moab Soares de Lima

ORAÇÃO


“A oração do crente é forte, poderosa e estremece os montes” (At 4:31)
O homem e a mulher que se ajoelha diante do Eterno Deus, pode resistir de pé a qualquer circunstância adversa.
Pela oração demonstramos ao Pai o nosso intenso desejo de estar próximo dele, sem interesses egoístas.
A oração é o meio pelo qual nos introduzimos na presença do Criador dos céus e da terra, sem protocolo e sem marcar consulta.
As grandes decepções na vida do cristão, não são as orações não respondidas, mas sim aquelas que não foram feitas.
Uma das maiores preocupações do diabo é tentar impedir o cristão de orar. Ele não teme estudos, trabalhos desorganizados e muito menos aqueles tipos de orações que buscam elogios de homens.
Ele ri das nossas fórmulas e estratégias humanas; zomba do nosso conhecimento limitado, mas treme quando oramos em espírito e em verdade.
Não é a aritmética de nossas orações que importam a Deus, sejam elas quantas forem.
Não é o tamanho das nossas orações que mais valem para Deus, mas a qualidade das nossas palavras.
Para o Eterno Deus não importa se a oração é feita em pé ou de joelhos, o que vale é a sinceridade do coração.
Na verdade, o Eterno Deus sempre ouve o espírito fervoroso e o coração contrito, com ou sem música.
Uma oração feita por justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16b). Ela deve ser feita carregada de fé, pois orar a Deus sem fé é o mesmo que tentar saudar nossa divida com um cheque sem fundo, ou como mandar uma carta pelo correio sem selar.
O próprio Deus Eterno nos desafia dizendo:- “Clama a mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.(Je 33.3)
O Senhor Jesus declarou:- “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que te vê em secreto; e teu Pai, que te vê em secreto, te recompensará”.(Mat 6.6)
Pela oração os céus se alegram e o inferno estremece.
Você já orou a Deus hoje?
Roberto Pereira Porto Ferreira

QUEM ESPERA ALCANÇA O MELHOR”…


Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. (Salmos 40:1)
Você gosta de esperar? Sinceramente, eu não gosto e creio que você também não. Já fomos acostumados a ter uma vida imediatista. Queremos tudo na hora. É só lembrar dos momentos de tensão e angústia que surgem quando um canal de televisão sai do ar por alguns segundos. A espera parece interminável!
E quando esperamos uma resposta de Deus? Uma semana parece uma eternidade e acabamos considerando qualquer coisa que aconteça como a resposta “tão esperada”. Acabamos escolhendo o que vem logo mas que não é tão bom ao invés de esperar pelo melhor que vem depois.
Descansa no Senhor e espera nele (Sl 37:7), pois Ele tem o melhor pra você! Ele sabe o seu tempo de vida aqui na Terra, então sabe exatamente a hora certa de lhe responder e te dar a bênção esperada! Sem falar que a espera vai moldando nosso caráter, nos ensinando a ter paciência e acaba nos fortalecendo para a vida.
Então, faço das palavras de Davi as minhas: Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor (Sl 27:14)

Evangelho Genérico e outros Placebos


A sociedade moderna tateia no escuro a procura de placebos que amenizem o vazio de sua alma. E assim caminha a humanidade, de festa em festa, numa vã esperança que termina no apagar das luzes e no fim das baladas, na inevitável volta a uma sombria realidade.

O mundo mais do que nunca precisa de heróis que o resgatem de si mesmo, mas tais heróis não virão montados em trios elétricos e vestidos de abadá, tão pouco entrarão por nossa chaminé dizendo "ho-ho-ho", nem sairão dos televisores durante a exibição de novelas sem fim. Chega de heróis baratos que não podem pagar o preço do nosso resgate!

Jesus Cristo pagou o mais alto preço para quebrar os grilhões que nós, muitas vezes, ainda insistimos em usar como adereços; quantos lares cristãos ainda continuam acorrentados ao vazio, entorpecidos pelas altas doses de mundanismo e embriagados por efemeras ilusões, a espera da inevitável ressaca que virá.

Basta de placebos, é preciso administrar rapidamente o único remédio eficaz para sarar o vazio da alma, antes que do estado vegetativo migremos coletivamente para a morte espiritual.

Também é preciso tomar cuidado com o Evangelho Genérico, que diz ter o mesmo princípio ativo, mas carrega outro nome em seu rótulo. O nome que faz a diferença não é o do pseudo-pregador que anuncia a si mesmo ou proclama o céu na terra somente para recrutar desavisados; o nome que faz toda a diferença é Jesus Cristo! Hoje a cruz foi substituida por liberalidade, a santidade deu lugar a conveniência e a renúncia pessoal deu lugar a prosperidade. Em nosso coração, no lugar de Cristo, esta assentado outro rei, um protoditador chamado hedonismo; a busca pelo prazer substituiu a busca por Deus, e por isso há este vazio tão grande nos corações e olhares de tantas pessoas.

Não se conforme com este mundo, mundo que jaz no maligno, mas renove a sua mente, desperte do coma, procure ter a mente de Cristo e enxergar as coisas como realmente elas são.

Não precisamos de chuvas de confete no carnaval, não precisamos de chuva de espuma em boates, não precisamos de chuva de besteiras na televisão, não precisamos de chuva de aplausos quando falamos, precisamos sim de uma chuva serôdia que purifique nossos pensamentos, precisamos sim de uma chuva de bálsamo que alivie verdadeiramente a dor de nossas feridas mais profundas.

Chega de superficialidade, precisamos urgentemente de santidade, pois sem santidade ninguém poderá ver ao Senhor...

Fonte: Chuva de Bálsamo, por Pulpito Cristão

Você acha que dinheiro pode comprar tudo?

Pode comprar uma casa, mas não um lar
Pode comprar uma cama, mas não para dormir em paz
Pode comprar um amigo, mas não um verdadeiro amigo
Pode comprar um marido, mas não um companheiro
Pode matar a fome, mas não sacia o apetite.

Com dinheiro pode se ter um bom plano de saúde, mas ele não dá saúde
Com dinheiro se respira aliviado ao pagar as dívidas, mas ele não dar ar para respirarmos todos os dias
Com dinheiro podemos abrir um negócio, mas ele não é garantia de properidade
Com crise finaceira ele se acaba, mas com Deus cria-se novas oportunidades

Pode comprar um livro, mas não inteligente
Pode comprar um animador, mas não a felicidade
Pode comprar um passaporte para qualquer lugar do mundo, mas não para a vida eterna
O dinheiro acaba, Deus é eterno

Fonte: melodia.com.br

Você...


Sabe o que significa estar só - tão só que não se tenha outro companheiro além dos próprios pensamentos?
Sabe o que o que é ser como uma criança que quer brincar com outras crianças, mas só depara com o ridículo?
Sabe o que significa querer ter sossego no recesso do próprio lar, e mesmo ali encontrar zombaria e sarcasmo?
Sabe como é triste não ter uma só pessoa com quem se possa falar e partilhar os sentimentos?
Já sentiu a dor da rejeição ou o amargo desapontamento da confiança desperdiçada?
Já foi convidado a travar conhecimento com alguém que procurou falar com você nas trevas da noite, a fim de não ser descoberto?
Algumas pessoas já te acompanharam por toda a parte, buscando torcer tuas palavras, pra encontrar algum pra encontrar algo que te condene?
Já tentou reaproximar-se de pessoas queridas da sua cidade natal procurando demonstrar amizade, e em troca recebeu pedradas?
Já deu tanto de você mesmo que não restou mais nada?
Lutou contra todas as forças do mal, até que seu suor se transformou em sangue?
Já foi maltratado e teve o teu corpo dilacerado, sofrendo flagelos no lugar de outra pessoa?
Já sentiu a pungente dor causada por espinhos fortemente pressionados sobre o couro cabeludo e suas têmporas?
Alguém já cuspiu em teu rosto, quando este se achava ferido e coberto de sangue?
Sabe o que ir derramando teu sangue, enquanto arrasta um viga de madeira de peso descomunal?
Você estaria disposto a morrer por pessoas que te odeiam, desprezam e te rejeitam?
Já sentiu a insuportável dor de ter tuas mãos e teus pés perfurados por pregos?
Já sentiu com todos os nervos do teu corpo a violenta queda de uma cruz dentro de sua profunda e horrenda cova?
Já esteve suspenso por ferimentos que se abriam cada vez mais, enquanto a multidão te insultava e atirava pedras em teu corpo moído de dor?
Já teve a impressão de que teu próprio pai te abandonou?
Sabe o que é exalar o último suspiro, sabendo que está tudo consumado?
Você já foi afligido? Já passou por todo este sofrimento?
Já precisou muito da ajuda de teus amigos e não os encontrou em lugar algum?

::Pense::
Enquanto esteve na Terra, Jesus suportou tudo isso. E durante todo o tempo sentiu ardente desejo de companheirismo e comunhão...
E continua a senti-lo. Você quer ser Seu amigo?

::Decida::
Reservar pelo menos 15 minutos diários pra meditar na vida de Jesus em especial, nos Seus últimos momentos antes de morrer no teu lugar!

*Você* vai perceber tanta mudança na tua vida, as coisas vão melhorar e você vai ser muito mais feliz, porque "o castigo que nos traz a paz, estava sobre Ele".

*Texto tirado da Meditação Matinal do pr. Morris Venden "Fé que Opera", 1981 - Adaptado por Elkeane M. Aragão*

domingo, 4 de julho de 2010

DEUS NÃO DESISTE DE NÓS!


Buscamos a Justiça quando somos trapaceados...
Oramos, quando precisamos da intervenção de Deus...
Choramos, clamamos, quando surgem as lutas e estamos tão inocentes e "perdidos" no meio delas...
Mas, e quando pecamos?
E quando erramos e afastamos Deus de nossas vidas?
Nesses momentos, nos sentimos abandonados por Ele; sentimos-nos sem direito de lhe pedir alguma coisa;
Como filhos pródigos na sujeira de porcos, mendigamos por amor e perdão do Pai...
Como ovelhas fora do aprisco, ficamos sem a proteção do Pastor.
Mas, para nossa surpresa, Deus não desiste de nós!
Você pode até pensar que os caminhos que você tem andado, não tem mais volta, que seus pecados são grandes demais para obter perdão;
Talvez, você já tenha até desistido de Deus, pensando que Ele é quem desistira de você.
Mas olhe bem para o que Ele diz especialmente para você:
"Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." Isaías 43:1,2 e 25.

Deus não desiste de nós!
Ele não desistiu de Davi quando adulterou, Ele não desistiu de Israel quando murmurava no deserto, Ele é o Pai que não desiste de olhar todos os dias pela janela, esperando o filho pródigo voltar para dar-lhe uma grande festa, Deus não desiste de nós, mesmo quando somos tão falhos e caímos na lama de pecados (2 Tm 2:13).
Ele não desiste dos seus, mesmo quando todos já desistiram, quando ninguém mais acredita, Ele ainda está com as mãos estendidas, nos mostrando que nosso nome está gravado em Suas mãos. (Isaías 49:14-16.)
Deus não desistiu de você! Ele faria tudo de novo para te ter por perto! Ele sofreria naquela cruz mais uma vez, se preciso fosse; por você!

A Bíblia contem....

A mente de Deus;
O estado do homem;
o caminho da Salvação;
a perdição dos pecadores
e a felicidade dos crentes;
Suas doutrinas são santas;
Seus preceitos, obrigatórios;
Suas histórias são verdadeiras
e suas decisões são verdadeiras
e suas decisões são imutáveis.
Leia para ser sábio,
creia nela, para ser salvo
e pratique-a, para ser santo.
Ela contém luz para guia-lo,
Alimento para sustenta-lo,
Conforto para anima-lo.
Ela é o mapa do viajate,
O compasso do piloto,
A espada do soldado
e a carta de direitos do cristão.
Cristo é o seu grande tema
e a Gloria de Deus, a sua Finalidade!
Créditos: www.blessedperson.blogspot.com

A CRUZ


quinta-feira, 1 de julho de 2010

Amigos são Tudo


Muitos dizem que a verdadeira sabedoria está nos livros outros dizem na musica, festas mais a minha verdadeira sabedoria estar em sua eterna amizade

Não há amizade, que por mais profunda que seja, que resista a uma série de canalhices

Não caminhe na minha frente; eu não posso segui-lo. Não caminhe atrás de mim; eu não posso conduzí-lo. Apenas caminhe a meu lado e seja meu amigo

Viver sem amigos é como tentar tirar leite de um urso para o café da manhã. Dá muito trabalho e não vale à pena

Os amigos dizem é um prazer te conhecer mais os verdadeiros amigos dizem eu agradeço a DEUS por ter você colocado você na minha vida

Raros são os homens dotados de bastante caráter para se regozijarem com os sucessos de um amigo sem uma sombra de inveja

Um tesouro nem sempre é um amigo, mas um amigo sempre é um tesouro

Amigo sincero é aquele que mostra seus erros e ajuda a vencê-los. Não aquele que os esconde somente para satisfazê-lo permitindo que você viva em mundo de mentiras

O maior dom que o homem tem é de ter grandes amigos

A amizade começa quando, estando juntas, duas pessoas podem permanecer em silêncio sem se sentir constrangidas

Devem buscar-se amigos como os bons livros. Não está a felicidade em que sejam muitos nem muito curiosos; e sim poucos, bons e bem conhecidos

A sua amizade é como um sonho bom que se eu acordo estarei na solidão então eu voltarei a dormir para ver se sonho com você novamente

Estudo : A Alma Pode Separar-se do Espírito?

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de 2 gumes, e penetra até ao ponto de dividir a alma e o espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4:12).

Esse texto deixa claro que alma e espírito podem ser divididos, portanto são 2 elementos com 2 naturezas distintas".
RESPOSTA:

Há duas interpretações sobre a composição físico-espiritual do homem. A primeira, defendida pelos “tricotomistas”, diz ser o homem formado de corpo, alma e espírito. A segunda, a dos “dicotomistas”, sustenta que o homem possui apenas corpo e alma, sendo esta dividida em duas substâncias: a alma propriamente dita, ligada aos nossos sentimentos, e o espírito, que tem consciência e possui o conhecimento de Deus. O Antigo Testamento não faz muita distinção entre alma e espírito: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida. E o homem foi feito ALMA VIVENTE” (Gn 2.7).
O termo “espírito” deriva do hebraico “ruah”, do grego “pneuma”, do latim “spiritus”, e significa sopro, hálito, vento, princípio de vida. Logo, nossa parte imaterial ou espiritual foi formada de uma parte da essência (do sopro) de Deus (Ez 3.19; Pv 23.14; Sl 33.19). O Novo Testamento também não estabelece uma clara distinção entre os dois termos: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46-47). Outras referências: (Hb 4.12; 1 Ts 5.23). Jesus disse: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23.46). Antes, porém dissera: “A minha alma está cheia de tristeza até a morte” (Mt 26.38).
A verdade é que o homem possui uma parte material (o corpo) e uma imaterial (o espírito) formadas por Deus. Quando esta parte imaterial se relaciona com a carne (sensações, emoções, vontade), chama-se ALMA; quando serve de ligação com Deus, chama-se ESPÍRITO. Considero ser esta uma explicação razoável.
Quanto à “divisão da alma do espírito” (Hb 4.12), o texto, objeto da consulta, não está afirmando que esses dois elementos podem ser separados em algum momento. Na verdade, o texto enfatiza o poder da Palavra, como espada, capaz de separar o inseparável.
“Ordinariamente, os escritores sagrados referem-se ao homem como sendo um composto de corpo e alma, ou corpo e espírito, e não de corpo, alma e espírito, a não ser as passagens em (1 Co 15.44 e 1 Ts 5.23); e em (Hebreus 4.12), em que se faz distinção entre a alma animal e a racional, para fins de pura argumentação” (Dicionário da Bíblia, John D. Davis). Uma tese equilibrada sobre o assunto é a seguinte:
“Em geral os escritores bíblicos, de uma forma especial os do Antigo Testamento, não fazem distinção precisa entre psyche, alma animal, que é a parte inferior do ser humano, e pneuma, espírito ou alma racional, parte superior do homem. Por isso é comum o uso de ambos os vocábulos como designando uma mesma coisa. Escreve Scofield: “Sendo o homem `espírito´, é capaz de ter conhecimento de Deus e comunhão com ele; sendo `alma´, ele tem conhecimento de si próprio; sendo `corpo´, tem através dos sentidos, conhecimento do mundo”. O corpo é tabernáculo da alma, a alma a sede da personalidade, e o espírito o canal de comunhão com Deus” (As Grandes Doutrinas da Bíblia – Raimundo de Oliveira, CPAD, 2ª Edição/1992, p. 161).
Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa

MORTE DOS APÓSTOLOS


COMO MORRERAM OS APÓSTOLOS?

O martírio dos apóstolos foi anunciado por Jesus: “Por isso, diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns e perseguirão outros” (Lucas 11.49). “E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome” (Lucas 21.16-17). Esta palavra diz respeito, também, aos crentes de um modo geral. Ainda hoje, anualmente, milhares são martirizados em todo o mundo. “Se a mim me perseguiram também vos perseguirão a vós... mas tudo isso vos farão por causa do meu nome” (João 15.19-20). “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos...eles vos entregarão aos sinédrios e vos açoitarão nas suas sinagogas, e sereis conduzidos à presença dos governadores e dos reis, por causa de mim...” (Mateus 10.16-18). Com relação aos sofrimentos e martírio de Paulo, Jesus revelou: “Eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome” (Atos 9.16). Abro um parêntesis para uma reflexão: o Evangelho pregado em nossas igrejas inclui a possibilidade de sofrimento por amor a Cristo, ou anunciamos somente prosperidade, fartura, longevidade e saúde? Vejamos como os apóstolos morreram:
ANDRÉ
Foi discípulo de João Batista, de quem ouviu a seguinte afirmação sobre Jesus: “Eis aqui o Cordeiro de Deus”. André comunicou as boas notícias ao seu irmão Simão Pedro: “Achamos o Messias” (João 1.35-42; Mateus 10.2). O lugar do seu martírio foi em Acaia (província romana que, com a Macedônia, formava a Grécia). Diz a tradição que ele foi amarrado a uma cruz em forma de xis (não foi pregado) para que seu sofrimento se prolongasse.
BARTOLOMEU
Tem sido identificado com Natanael. Natural de Caná de Galiléia. Recebeu de Jesus uma palavra edificante: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo” (Mateus 10.3; João 1.45-47) Exerceu seu ministério na Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia, pregando e ensinando. Foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo. Outros dizem que teria sido golpeado até a morte.
FILIPE
Natural de Betsaida, cidade de André e Pedro. Um dos primeiros a ser chamado por Jesus, a quem trouxe seu amigo Natanael (João 1.43-46). Diz-se que pregou na Frigia e morreu como mártir em Hierápolis.
JOÃO
O apóstolo que recebeu de Jesus a missão de cuidar de Maria. “O discípulo que Jesus amava” (João 13.23). Pescador, filho de Zebedeu (Mateus 4.21 O único que permaneceu perto da cruz (João 19.26-27). O primeiro a crer na ressurreição de Cristo (João 20.1-10). A tradição relata que João residiu na região de Éfeso, onde fundou várias igrejas. Na ilha de Patmos, no mar Egeu, para onde foi desterrado, teve as visões referidas no Apocalipse (Apocalipse 1.9). Após sua libertação teria retornado a Éfeso. Teve morte natural com idade de 100 anos.
JUDAS TADEU
Foi quem, na última ceia, perguntou a Jesus: "Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?" (João 14:22-23). Nada se sabe da vida de Judas Tadeu depois da ascensão de Jesus. Diz a tradição que pregou o Evangelho na Mesopotâmia, Edessa, Arábia, Síria e também na Pérsia, onde foi martirizado juntamente com Simão, o Zelote.
JUDAS ISCARIOTES
Filho de Simão, traiu a Jesus por trinta peças de prata, enforcando-se em seguida.(Mateus 26:14-16; 27:3-5).
MATEUS
Filho de Alfeu, e também chamado de Levi. Cobrador de impostos nos domínios de Herodes Antipas, em Cafarnaum (Marcos 2.14; Mateus 9.9-13; 10.3; Atos 1.13). Percorreu a Judéia, Etiópia e Pérsia, pregando e ensinando. Há várias versões sobre a sua morte. Teria morrido como mártir na Etiópia.
MATIAS
Escolhido para substituir Judas Iscariotes (Atos 1.15-26). Diz-se que exerceu seu ministério na Judéia e Macedônia. Teria sido martirizado na Etiópia.
PAULO
Israelita da tribo de Benjamim (Filipenses 3.5). Natural de Tarso, na Cilícia (hoje Turquia). Nome romano de Saulo, o Apóstolo dos Gentios. De perseguidor de cristãos, passou a pregador do evangelho e perseguido. Realizou três grandes viagens missionárias e fundou várias igrejas. Segundo a tradição, decapitado em Roma, nos tempos de Nero, no ano 67 ou 70 (Atos 8.3; 13.9; 23.6; 13-20).
PEDRO
Pescador, natural de Betsaida. Confessou que Jesus era “o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16.16). Foi testemunha da Transfiguração (Mateus 17.1-4). Seu primeiro sermão foi no dia de Pentecostes. Segunda a tradição, sua crucifixão verificou-se entre os anos 64 e 67, em Roma, por ordem de Nero. Pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por achar-se indigno de morrer na mesma posição de Cristo.
SIMÃO, o Zelote
Dos seus atos como apóstolo nada se sabe. Está incluído na lista dos doze, em Mateus 10.4, Marcos 3.18, Lucas 6.15 e Atos 1.13. Julga-se que morreu crucificado.
TIAGO, O MAIOR
Filho de Zebedeu, irmão do também apóstolo João. Natural de Betsaida da Galiléia, pescador (Mateus 4.21; 10.2). Por ordem de Herodes Agripa, foi preso e decapitado em Jerusalém, entre os anos 42 e 44.
TIAGO, O MENOR
Filho de Alfeu (Mateus 10.3). Missionário na Palestina e no Egito. Segundo a tradição, martirizado provavelmente no ano 62.
TOMÉ
Só acreditou na ressurreição de Jesus depois que viu as marcas da crucificação (João 20.25). Segundo a tradição, sua obra de evangelização se estendeu à Pérsia (Pártia) e Índia. Consta que seu martírio se deu por ordem do rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 da era cristã.

Aflição Por Causa do Pecado.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.


Pergunta: "Estou aflito por causa do pecado. Esta é uma carta ao Pai celestial. Não posso enviá-la a Deus, mas sei que Ele usa pessoas para nos orientar. Por isso, mando-a para vocês:

Pai, meu maior desejo é ser amado por Ti e não ser rejeitado. Eu gostaria muito de ter um relacionamento genuíno contigo... Sinto por todo o tempo perdido em que não entendi corretamente a Tua vontade, em que fui obstinado e até fugi de Ti... Será que, agora, estou chegando muito tarde? Tenho a impressão de que há uma muralha entre mim e Ti e sei que eu mesmo sou culpado por ela existir... Por favor, Jesus, permite que não seja muito tarde."

Resposta: Como as afirmações humanas nunca são totalmente confiáveis, vamos citar inicialmente algumas respostas retiradas da própria Palavra de Deus:

1. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16).
2. "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo" (Ap 3.20).
3. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 Jo 1.9).
4. "Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira" (Rm 5.9).
5. "No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça" (Ef 1.7).
6. "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim" (Jo 10.14).
7. "De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí" (Jr 31.3).

Poderíamos lembrar muitas outras passagens bíblicas, mas é importante que você pense bem a respeito das que citamos. Realmente há uma muralha entre Deus e você e o nome dela é pecado. Deus, entretanto, enviou Seu Filho amado a este mundo para derrubá-la! Da parte dEle, portanto, tudo já foi feito! Sua parte é crer de todo o coração nesse maravilhoso fato! Seus anseios serão satisfeitos se você fizer o que está dito nos itens 2 e 3. Na prática, isso significa: ajoelhe-se em seu quarto e peça ao Senhor Jesus para entrar em seu coração, para habitar nele e tomar nas mãos dEle o leme da sua vida. Confesse a Ele todos os pecados de que tiver consciência e peça-Lhe perdão e purificação através do Seu precioso sangue. A seguir, leia mais uma vez os itens de 4 a 7, agradecendo ao Senhor Jesus de todo o coração porque Ele o comprou e redimiu, de modo que, como filho de Deus, você poderá viver com alegria.

Se o Diabo vier e quiser colocar em dúvida o perdão obtido, insinuando que você perdeu a salvação porque era somente um "religioso" e se afastou do Senhor, resista-lhe. Como? Baseando-se na Palavra de Deus! É importantíssimo que você se firme na fé sobre a Palavra de Deus, e não em seus sentimentos. Esses podem variar entre o júbilo extremo e a tristeza mortal, prejudicando a vida espiritual. As promessas de Deus, porém, são eternamente válidas, e nelas sua fé pode repousar segura!
Autor: Elsbeth Vetsch